“O Canvas é uma ferramenta muito poderosa e que tem se popularizado bastante entre empreendedores. Além de ser excelente para elaborar o modelo de negócio de um novo empreendimento, também é muito funcional para negócios já em funcionamento.”

Antes de falarmos do Canvas, gostaríamos de lembrar que esse artigo não tem por objetivo invalidar o papel do planejamento estratégico, pois sabemos o quanto ele é importante para se ter controle sobre o negócio, definir ações, corrigir processos e saber para onde e como ir.

A ideia é apresentar uma ferramenta que pode, de forma rápida e visual, lhe mostrar uma visão do seu negócio, ou seja, como ele funciona de forma completa e assim nortear a criação dos planos de ações em suas respectivas áreas.

O que é o Canvas? 

O Canvas é uma ferramenta interativa e dinâmica que irá lhe mostrar como sua organização funciona.

Ele é formado por um quadro, dividido em 9 blocos que são pontos chave do negócio, como: Parceiros principais, atividades principais, recursos principais, proposta de valor, relacionamento com clientes, canais de comunicação, segmento de clientes, estrutura de custos e fontes de receitas.

Como preencher o Canvas?

Para montar o Canvas é recomendado seguir uma ordem de preenchimento:

  • Proposta de valor

Neste campo você deve colocar o que seu produto ou serviço cria de valor ao cliente. A proposta de valor deve ser o “porquê” seus clientes buscam sua empresa. Qual é valor agregado que você tem a oferecer? Qual dor você cura? Este item não se trata de vantagens, funcionalidades ou diferenciais competitivos e sim a diferença que seu trabalho irá fazer na vida do consumidor. 

  • Segmento de clientes

Aqui você deve incluir quem são os clientes do seu negócio, qual é o perfil deles, como: faixa etária, comportamento, preferências, localização… Entender seu público lhe ajuda a definir a melhor forma de se comunicar e chegar até ele. 

  • Canais de comunicação

Quais canais de divulgação irão fazer seu produto ou serviço chegar ao seu cliente? Qual deles tem lhe gerado mais conversões? Ter essa informação lhe ajuda a definir qual o canal de comunicação deve receber mais investimentos.

  • Relacionamento com clientes

Qual a melhor estratégia e ferramentas para manter um bom relacionamento com seu cliente? Você tem cuidado do seu cliente após a venda? Ou apenas vende e deixa para lá? Pense nisso…

  • Fontes de receitas

Como você arrecada fundos para seguir com seu trabalho? Quais sua fontes de receitas para o negócio?

  • Recursos principais

Liste quais recursos você tem para realizar sua proposta de valor mencionada no quadro central, o que faz o seu negócio funcionar. No nosso caso, ele consiste na equipe de profissionais e nas ferramentas (softwares) que utilizamos.

  • Atividades principais

Quais são as ações necessárias para conclusão do serviço ou a venda e entrega do produto?

  • Parceiros principais

Liste sua cadeia de principais fornecedores e parceiros que irão atuar na realização da sua proposta de valor.

  • Estrutura de custos

Levantar todos os gasto que sua estrutura demanda, para realizar a proposta de valor.

Por que fazer o Canvas no seu negócio? 

Assim que estiver devidamente preenchido e fixado em um lugar acessível a toda equipe, o Canvas permitirá visualizar todo o modelo do negócio, validar se ele é viável, planejar ações para realização efetiva da proposta de valor e planejar sua comunicação e relacionamento com o cliente. Ele ainda irá proporcionar fácil acesso aos meios e ferramentas necessárias para a entrega de sua proposta de valor.

O Canvas não deve ser uma ferramenta engessada, pois o empreendedor deve estar sempre atento a alguns pontos que possam sofrer alterações. Ele também não precisa ser definido com apenas um item por quadro, mas é importante saber relacionar visualmente quem está ligado com quem. Ex.: Para cada segmento que tiver uma proposta de valor específica, use canetas da mesma cor para criar relação ou ainda post-it coloridos que ainda permitem alterações sem rasuras.  

Com essa ferramenta pronta e com uma melhor visão do seu negócio, agora você pode definir seus planos! Não hesite em alterar algo se perceber mudanças no meio do caminho.

Então, mãos à obra!

A Dezê disponibilizou um modelo do Canvas para você baixar! Basta clicar aqui.

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