Antes de mais nada, o que é o tal redesign?

Redesign significa refazer a sua marca e todos os materiais que compõe sua identidade visual. Neste processo, podem ser mantidas características atuais da marca ou uma nova marca pode ser criada, desvinculando totalmente da identidade anterior. Mas, cada caso é um caso, e vamos explicar melhor a seguir.

O Redesign da marca, deve acontecer quando a empresa quer deixar claro ao mercado que ocorreu uma mudança interna. Essa necessidade pode surgir por: Reposicionamento de propósito e valores, novo ideal, modernização, fusões, mudança de gestão/direção ou mesmo quando o intuito é se desligar da imagem anterior, neste caso pode ocorrer também a mudança do nome da marca.

Se sua empresa está passando por alguma das mudanças citadas, lembre-se sempre que é importante comunicar ao mercado, mesmo que de forma subjetiva através de um redesign,  ou seu cliente pode achar que sua empresa continua na mesma situação / estagnação e  portanto, todo o trabalho feito internamente para um novo posicionamento podem não chegar com clareza a todos os clientes.

Para um redesign de sucesso, leve em conta alguns fatores super importantes, que são:

  1. Novos valores da empresa (aquilo que ela quer deixar claro ao consumidor);
  2. Motivos do novo posicionamento adquirido;
  3. Ocorreu alguma crise com a marca atual que deve ser reposicionado? Neste caso não basta mudar a identidade, mas também realizar a gestão da crise, resolvendo o problema com transparência para seu consumidor;
  4. Apenas logotipo ou o nome da marca também está mudando?

A partir daí será feita a construção do briefing, e com isso obter as diretrizes da nova imagem da empresa.

A sua empresa esta passando por esse processo de de mudança? conte com a Dezê! nos podemos desenvolver sua nova identidade.