Qual o melhor lugar para sua empresa?

abr 01

Qual o melhor lugar para sua empresa?

Estamos a um tempo ensaiando para fazer um novo artigo aqui para o blog, mas sempre um job tomava a frente e eu acabava deixando para depois. Bom, o papo da vez é para falar do novo Estúdio da Dezê e que está enchendo o peito de orgulho e também das minha experiências em locais de trabalho nesses 4 anos de caminhada empreendedora.

Quem é empreendedor na área de serviços, conta com uma certa flexibilidade na hora de definir as instalações da empresa. Mas qual ambiente funciona melhor? Essa resposta, claro, irá variar de pessoa para pessoa, mas saber as vantagens e desvantagens de cada um deles pode ser um bom aliado na hora de montar a lista de prós e contras.

A Dezê “nasceu” em 2013, durante a faculdade de Design Gráfico, no home-office e com direito a pausas por conta da maternidade. Talvez tenha sido justamente essas pausas que me fizeram perder o foco no último ano de trabalho em casa. Chegou um momento em que eu não conseguia produzir enquanto haviam tarefas de casa para serem feitas e eu lutava para ser uma “super-mulher” que conseguia ser uma ótima designer –mãe –dona-de-casa. Resultado? Comecei a me negligenciar, minha auto-estima caiu e precisei sair, ou estava prestes a surtar. Precisei separar as coisas, precisei restabelecer o foco em mim e na Dezê.

Vantagens do Home office: Redução de custos com aluguel, transporte e alimentação, ambiente acolhedor (até demais).
Desvantagens: Dificuldade para receber um cliente ou ter um colaborador, redução de contato social e se você não conseguir separar bem seus horários, irá se perder na rotina.

 

Nossa segunda “casa” foi um Business Colaborativo, quase um Cowork. Lá dividíamos os gastos, conversávamos e trocávamos experiência. Foi muito bom voltar ao “ambiente de trabalho”, principalmente depois da maternidade. Ficamos por 1 ano nesse espaço e acho que foi um laboratório incrível. Havia sinergia entre alguns coworkers que logo resultavam em indicações de trabalho. Lá também aprendi a trabalhar melhor minha rede de relacionamentos, e meu departamento comercial.

Vantagens do Cowork: Redução de custos com o compartilhamento, network ativo e espaço adequado para receber clientes.
Desvantagens: Devido ao número de pessoas, nem sempre é possível manter o foco, principalmente em dias mais cheios. Tive alguns episódios em que não consegui produzir por falta de concentração.

 

 Depois desse um ano no cowork, a Dezê foi para o seu próprio espaço, sabe o quanto é gratificante ver onde chegamos nesses poucos anos? Tem sido maravilho e absolutamente produtivo estar aqui no novo estúdio. Um ambiente em que posso organizar da melhor forma os meus livros, meus materiais de apoio, amostras, papéis, equipamentos e etc.

Outro ponto hiper positivo para mim, que sou mãe-empreendedora é que aqui tenho um espaço reservado para os pequenos. Devido ao aumento de demanda tenho trabalhado algumas vezes após o horário habitual e agora eles podem vir para cá. E assim todo mundo sai ganhando, principalmente nossos clientes <3

Vantagens de um escritório: Espaço só seu, liberdade para trazer quem quiser para trabalhar em equipe, prédio comercial com grande potencial de negócios.
Desvantagens: Aumento dos custos mensais mediante as outras alternativas e é preciso ser mais ativa para manter o network.

 

Vale lembrar, que as experiências irão variar de pessoa para pessoa, mas espero que esse artigo ajude-o a planejar melhor seu ambiente de trabalho e desejamos muito sucesso na sua jornada empreendedora!

 

 

 

 

 

Leave a reply